Quais móveis comprar? Onde posicioná-los? De que cor pintar as paredes? Colocar ou não uma televisão? Uma série de dúvidas pertinentes vem à tona quando é hora de decorar aquele cômodo da casa em que a família se reunirá e as visitas serão recebidas. Além de bonita, a sala precisa ser aconchegante, confortável e prática.
- Antes de começar a comprar os móveis, leve em consideração o que vai ser feito no cômodo: ver televisão? Conversar? Comer? Os móveis devem atender às necessidades da família.
- Não esqueça de medir o espaço disponível na sala. É necessário deixar 80 cm entre um móvel e outro para circulação e 60 cm entre o sofá e a mesa de centro.
- Na distribuição dos móveis, pense nas tomadas. É melhor organizá-los de maneira que os eletrônicos fiquem próximos às tomadas do que passar fios por toda a sala.
- Procure escapar das convenções. A sala de jantar, por exemplo, não é obrigatória se a família realiza as refeições na cozinha. Caso ache importante tê-la, a mesa de jantar pode ser de tampo duplo, para ganhar espaço.
- Alguns conceitos estão caindo. Ter televisão na sala, antes, era feio. Mas agora, com o design dos novos aparelhos, isso está mudando.
- O tecido do sofá deve ser escolhido pelo conforto, resistência e compatibilidade com o clima da cidade. Em Santos, o mais adequado é que o seja à base de algodão. E fuja dos sintéticos!
- Às vezes, o melhor é não seguir a moda e procurar objetos condizentes com seu estilo e necessidade. Sofás brancos, por exemplo, estão em alta. Mas o jeans escurece o tecido. E aí, ou você proíbe que sentem no seu sofá de calça jeans, ou manda reformá-lo com frequência
- Algumas cores são pouco indicadas para pintar as paredes. O branco, por exemplo, faz com que o ambiente perca sua definição. E o gelo é comprovadamente uma cor depressiva.
- Já o amarelo e suas variações, como pérola e manteiga, expandem, fazendo o ambiente parecer maior.
-As pedras decorativas também são uma grande tendência na decoração das salas hoje,ganharam espaço na decoração interna por sua praticidade eliminando a umidade e deixando o ambiente com um toque rústico .
fonte jornal da orla com Roberto Peres e Gruposrpedras@terra.com.br